Como funcionam os leilões das Finanças?
Se não perde uma oportunidade para poupar, de certeza que já lhe falaram os leilões das Finanças. Mas sabe como funcionam os leilões das Finanças?
Porque é que há leilões das Finanças?
Quando alguém tem uma dívida com um Banco, como um crédito habitação por pagar, os seus bens são penhorados para compensar. Com o Estado acontece o mesmo. Sempre que alguém tem uma dívida ao Fisco ou com a Segurança Social, o estado pode penhorar bens para reaver o valor em dívida. Os leilões são hoje umas das grandes fontes de receita para o Estado.
Que tipo de bens pode encontrar nos leilões das Finanças?
A pergunta é mais o que não pode encontrar nos leilões das Finanças? A Autoridade Tributária penhora qualquer bem que considere “rentável”, desde electrodomésticos (fogões, frigoríficos, máquinas de lavar) até imóveis, passando por automóveis.
Como entrar num leilão das finanças?
Viu algum bem penhorado que lhe interessou? Há três tipos de modalidades para participar nos leilões das finanças. Estes são os três tipos de propostas que vai encontrar:
- Leilão electrónico. Entre na página do leilão online e faça a sua proposta. Pode vencer o leilão sem sair de casa!
- Carta fechada. Nesta modalidade, faz a sua proposta numa carta fechada sem conhecer as propostas de outros licitadores. Deve entrar a carta na repartição de finanças responsável.
- Negociação Particular. Neste caso, cada leilão tem um mediador responsável. A negociação e as propostas são sempre através deste mediador.
Pode ver os bens à venda nos leilões das Finanças?
O Fisco não garante o bom estado dos bens. Por isso, contacte o fiel depositário para marcar uma visita ao imóvel ou ver o bem penhorado antes de comprar/ apresentar a sua proposta. Se for comprar um carro em segunda mão, não se esqueça de verificar os pontos principais e de ter em consideração os documentos necessários.
Comentários