Vantagens & Desvantagens da Bomba de Calor
Se já viu o certificado energético da sua casa, sabe que a forma como aquece ou arrefece a sua casa é uma das coisas que mais influencia a eficiência da sua habitação. Mas será que a bomba de calor é uma boa solução?
Como funciona a bomba de calor
As bombas de calor geram calor sem recorrerem a energia fóssil. Por isso, não só são mais ecológicas, como também representam uma poupança significativa. Mas afinal, como é que funciona uma bomba de calor para aquecimento?
As bombas de calor têm duas componentes. A bomba em si fica instalada no exterior da casa e extraem a energia do ar para produzir calor. No interior, um módulo hidráulica recupera essa energia e faz com que entre no circuito de aquecimento. Portanto, usam sobretudo a energia renovável do ar.
No entanto, as bombas de calor também exigem uma quantidade mínima de electricidade para transferir a energia da bomba exterior para o módulo interno. Ainda assim, a electricidade não é a fonte de energia principal de uma bomba de calor; apenas é necessária uma ligação para que as duas componentes funcionem em sintonia.
Vantagens da Bomba de Calor
– requerem uma quantidade mínima de electricidade;
– pode usar-se em conjunto com o piso radiante para aquecer a casa, o que resulta em ainda mais poupança e eficiência energética;
– usam energia renovável;
– não provocam emissões de gases nocivos para o ambiente;
– não precisa de armazenar gás ou gasóleo em casa;
– ocupa o mesmo espaço que uma caldeira tradicional e os custos de instalação são relativamente baixos, porque não é necessária uma chaminé;
– custos de manutenção mais baixos do que um ar-condicionado, já que não é preciso fazer limpeza, trocar filtros, etc;
Desvantagens da bomba de calor
– exigem um investimento inicial alto, que só se abate ao fim de 6 ou 7 anos;
– os ventiladores no exterior podem causar ruído;
– a eficiência é mais baixa quando as temperaturas exteriores baixam dos 7 graus.
Comentários