Pesquisar antes de comprar artigos num leilão online

Quer pretenda comprar uma máquina de escrever antiga ou um portátil topo de gama, provavelmente encontrará o que procura num dos muitos sites de leilões online.

Grande parte das transacções nos leilões são fáceis e decorrem sem problemas. No entanto, existem cada vez mais fraudes nos leilões. Poderá acontecer que o artigo que recebe não é o prometido pelo vendedor. Ou então, poderá nunca receber o artigo que venceu na licitação. Poderá mesmo descobrir que um vendedor utilizou as suas informações para furtar os seus dados pessoais ou a sua identidade.

Mas pode evitar as fraudes nos leilões se fizer um pouco de pesquisa...

1. Informe-se sobre o site de leilões. Se nunca utilizou um site de leilões online, leia o ficheiro de ajuda do site antes de fazer uma licitação. Além disso, certifique-se de que compreende a declaração de privacidade do site e o respectivo acordo de utilizador. Por exemplo, quando faz uma licitação, a maior parte dos sites de leilões não permite anular um negócio se vencer o artigo. Verifique a existência de seguros e garantias. Alguns sites fazem um reembolso caso seja enganado.

2. Informe-se sobre o vendedor. Peça um número de telefone e verifique-o. Desconfie de vendedores que pedem que envie o pagamento para uma caixa postal, ou apartado, em vez de um endereço físico. Muitos sites de leilões controlam o histórico dos vendedores que colocam produtos a leilão e pedem que os compradores classifiquem as suas experiências com os vendedores. Faça perguntas antes de comprar qualquer produto a um vendedor que não apresente feedback dos compradores ou um histórico de vendas.

3. Faça pesquisa sobre o artigo que deseja comprar. Quer faça uma licitação sobre produtos de coleccionador ou computadores, compensa sempre conhecê-los bem. Encontre um perito nesse artigo e pergunte se pode autenticá-lo. Compare preços noutros leilões de artigos semelhantes, ou mesmo em lojas online. Faça perguntas se o preço no leilão for bastante inferior ao dos outros locais.

Comentários

Mensagens populares